quinta-feira, 7 de julho de 2011

Os 15 livros mais marcantes que já li

Um amigo me pediu que listasse 15 filmes mais marcantes que já vi e descobri que amo filmes, mas minha paixão é ler. Daí, esta é minha pequena lista de 15 livros mais marcantes. Confesso que a ordem pouco importa nesse caso. O que importa é a pessoa se identificar com cada obra, por isso, coloquei minha identificação pessoal com cada obra listada.

1. Espectro
Autor: Flávio Andrade  

NOTA: ainda era muito criança, mas já adorava novas aventuras no mundo das palavras; um livro-jogo maravilhoso.
2. Tem alguém aí?
Autor: Marian Keyes
NOTA: esse foi o último livro que li. A autora consegue nos inserir na história; a sensação de perda de Anna é passada para os leitores (chorei do início ao fim, mas não pense que é só tristeza, Keyes tem uma habilidade ao conciliar o lado cômico com as tragédias). OUTROS LIVROS INTERESSANTES DELA QUE JÁ LI: Férias!, Melancia.
3. Ponto de impacto
Autor: Dan Brown
NOTA: livro de ficção maravilhoso; o jeito como o autor prende a atenção do público leitor é sensacional. Fiquei impressionada com seu jeito de escrever quando li pela primeira vez um livro dele. Admito que quero escrever um dia como Dan Brown ( mas também gosto dos artifícios de outros autores). OUTROS LIVROS INTERESSANTES DELE QUE JÁ LI: Fortaleza Digital, Anjos e Demônios, O código Da Vinci.
4. O décimo segundo anjo
Autor: Og Mandino
NOTA: apesar de ser auto-ajuda, Og Mandino foi autor do primeiro livro que li ( O maior vendedor do mundo); meu pai sempre gostou muito de suas obras e eu acabei gostando também; o lado bom de Mandino é que aprendi a gostar de ler com ele, fora de que suas obras sempre tem um contexto religioso maravilhoso. OUTROS LIVROS INTERESSANTES DELE QUE JÁ LI: O Maior Vendedor do Mundo, O Maior Milagre do Mundo, A Melhor Maneira de Viver, A Ressurreição de Cristo.
5. Não era uma vez
Autor: Marcos Rey
NOTA: o primeiro livro infantil que li. Um senhor que era dono de uma papelaria deu de presente para minha irmã mais velha ( deu um presente para cada uma de nós, mas só ela ganhou um livro); é uma história emocionante apesar de infantil.

6. Veronika decide morrer
Autor: Paulo Coelho.
NOTA: uma história que chegou na hora certa em minha vida. OUTROS LIVROS INTERESSANTES DELE QUE JÁ LI: O diário de um mago,Brida, A Bruxa de Portobello,As valkírias .
7. O menino do dedo verde
Autor: Maurice Druon.
NOTA: não parece, mas essa história é mais emocionante do que você pode imaginar. Um final mais surpreendente do que se pode imaginar.
8. Mulheres de Cabul
Autor: Harriet Logan
NOTA: quando parece que o sexo frágil está fragilizado mesmo, eis que aparece a fotógrafa e dá um ponto final na dúvida; em alguns (muitos) cliques, Logan mostrou mulheres sensacionais.
9. O caçador de pipas
Autor: Khaled Hosseini
NOTA: apesar de saber que cada livro nos dá uma nova visão do mundo, esse é especial nesse ponto porque ele não acaba na última linha. Continua na sua mente e você pode fazer um outro final com a deixa do autor.
10. Depois do Funeral
Autor: Agatha Christie
NOTA: primeiro livro dessa autora maravilhosa que eu li; romance policial, ações detetivescas fazem parte da minha vida, ainda mais numa época que queria ser advogada criminal, mas confesso que nunca descobria a verdade, a não ser no final do livro. OUTROS LIVROS INTERESSANTES DELE QUE JÁ LI: Assassinato na Casa do Pastor, Assassinato no Expresso do Oriente, Os Crimes ABC, Aventura em Bagdá, Um Gato Entre os Pombos.
11. O reverso da medalha
Autor: Sidney Sheldon.
NOTA: o que me fascina no autor é sua capacidade de revelar a essência humana sem torná-los vilões; nessa história principalmente isso acontece.OUTROS LIVROS INTERESSANTES DELE QUE JÁ LI: Nada Dura para Sempre, O Plano Perfeito, A Herdeira.
12. O apanhador no campo de centeio
Autor: J. D. Salinger.
NOTA: a curiosidade me moveu a ler o livro, no final, descobri que, assim como o personagem central, a minha história precisava ser escrita.
13. O vendedor de sonhos
Autor: Augusto Cury.
NOTA: todos os livros de Cury nos traz, de alguma maneira, uma maneira de ver e sentir aquilo que estamos passando em nossas vidas. OUTROS LIVROS INTERESSANTES DELE QUE JÁ LI: Nunca Desista dos Seus Sonhos, A Ditadura da Beleza,Treinando a Emoção para Ser Feliz , O Código da Inteligência.
14. Temporada de casamento
Autor: Darcy Cosper.
NOTA: coloquei esse livro porque foi o primeiro e único que li em que havia um casal de lésbica no meio; achei importante explorar esse lado, fora de que acreditar em casamento não é minha praia.
15. O amor do meu ódio
Autor: Paulino Vergetti Neto
NOTA: um temo pouco abordado, pelo menos nos livros que já li, mas esse autor alagoano mostrou e demonstrou uma das coisas mais impressionantes de se fazer na vida quando, através do personagem, conseguir conceituar e nos fazer sentir que perdoar não só é preciso, mas necessário. OUTROS LIVROS INTERESSANTES DELE QUE JÁ LI: O poeta e as ilhas, Orientes da memória, Além das estrelas.

Além desses, há também os que nunca consegui terminar de ler, por algum motivo (emocional ou não): O diário de Anne Frank, A cabana e, principalmente, a coletânea de livros que é a Bíblia. A história de Jesus dentro do evangelho é linda e eu gosto muito; independentemente de crer que ele seja o "Messias", a história desse grande homem é marcada de filosofias importantes. Dentro da Bíblia podemos encontrar também os Salmos que são uma parte importante de sua constituição. Eu gosto demais do salmo 91 ( O justo confia em Deus), é marcante e bonito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário