segunda-feira, 11 de julho de 2011

Erros de português - uso inadequado do MIM

Está começando a mim irritar o uso inadequado do pronome oblíquo mim. O último foi "... tá pedindo pra mim botar na fita." Isso me revoltou ainda mais. Eu sei que tem toda a coisa da inadequação do português, mas as pessoas não percebem que o mim fica completamente deslocado numa frase dessas. O pronome desse caso não pode ser usado como sujeito, apenas como objeto. Então quando forem falar usem a forma adequada que é o eu: tá pedindo pra eu botar na fita.
Uma lista de algumas coisas que vivo escutando.
"Coloca na Globo pra mim ver a novela."
"É pra mim ir junto com você?"
"Pra mim escolher, preciso de um tempo."
"Minha mãe disse pra mim fazer isso."
São alguns que escuto dentro da minha casa. 
Uma pequena observação: também erramos ao não usar o mim na seguinte situação
" Entre eu e ela." Frequentemente usamos essa forma errada (eu sou uma dessas). A forma adequada é: entre mim e ela. Fiquem atentos para não dar uma facada no PORTUGUÊS porque mim vai ficar de olho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário