terça-feira, 9 de outubro de 2012

O importante é NÃO TER OPINIÃO


Se tiver, não expresse!
Isso mesmo! Opinião agora é considerado o gatilho de acionamento de mal-entendidos e confusões. Hoje em dia, a coisa está para ter ou não opinião?, eis a questão.

O conceito de pré-conceito é ter uma noção pré-concebida de algo (coisa, fato, alguém), mas o ser-humano, no fundo de sua racionalidade – põe fundo nisso! –, leva a coisa ainda mais a sério (ou menos a sério?): o pré-conceito virou moda.

Se você passa na rua e ri do cara que fala errado, VOCÊ É PRECONCEITUOSO!, se alguém diz que não gosta do cara que gosta de outro cara, ou da garota que gosta de outra garota ou, ainda de ambos, VOCCÊ É PRECONCEITUOSO! É modismo!

É o seguinte: o cara que fala errado não fala errado, ele tem um conceito linguístico diferente do seu, mas, mesmo assim, o que tem achar graça? E se, naquele dia, você estivesse rindo de tudo?, se ele te lembrou algo e seu sistema cognitivo acionou seu córtex que fez com que os músculos faciais abrissem espaço para um largo sorriso liberando serotonina? VOCÊ PODE RIR!
O outro cara não vai espancar ninguém (ele não é HOMOFÓBICO), ele só não acha certo, por motivos dele (morais ou religiosos), isso acontecer. ELE NÃO É PRECONCEITUOSO! Esses dois apenas tem uma opinião e a estão expressando. Isso não quer dizer que você tem que concordar com o que eles pensam. Você também pode ter uma opinião. O que todos temos que compartilhar é que devemos nos respeitar mutuamente. Independente do credo, cor de pele, etnia, cor de cabelo, roupa, língua, idade; independente de que música você, eu ou ele escuta, que filmes assistem, que novelas veem, que programas gostem temos que nos respeitar.
Somos preconceituosos com aquele que tem uma opinião. Não queremos saber os motivos dele defender seu ideal, apenas apedrejamo-lo e nos sentimos bem com isso. Temos medo de nos expor e de não estarmos certos aos olhos dos outros – como se existisse uma verdade ou certeza universal!
Seguimos revolucionando o conceito de pré-conceito.
Mas, e daí?
O importante é NÃO TER OPINIÃO mesmo!


Se você não concordar com minha NÃO OPINIÃO, fique tranquilo! Sigo a linha de outra revolução, uma muito mais legal que a da nossa geração. Nela se defende até a morte o direito de ter opinião, mesmo não concordando com ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário