terça-feira, 1 de novembro de 2011

Outono Imortal - 1


Água dissimuladamente transbordada

[...]A sirene soou. Os escravos estavam livres do trabalho e voltariam para suas senzalas pessoais. [...]Todos eram ao mesmo tempo carrascos e prisioneiros. Carrascos em vidas alheias e prisioneiros em sua própria.
E eu? Sou apenas expectadora.
Talvez uma expectadora que preferiu se calar diante das injustiças e frustrações. Durante muito tempo fui carrasco; daquele em que a pessoa treme só de ouvir o nome. Eu não mudei, na verdade fui mudada, não pela vida, mas pelas pessoas. Sim, ainda sou prisioneira, porém, não da vida, mas da mente que se trancou e me aprisionou...
Porque não foi a vida que me endureceu?! A vida não endurece as pessoas, pois elas que comandam seus caminhos. As pessoas endurecem as pessoas, pois elas não podem ser controladas.
Devem estar se fazendo muitas perguntas sobre mim.[...]
Sou uma garota comum, mais comum do que você pode imaginar, e isso deveria assustá-lo! Não tenho amigos porque me afastei deles; as pessoas quase não ouvem minha voz porque prefiro me calar a provocar mais uma grande confusão; tenho três irmãs e pais separados – não disse que eu era mais comum do que você imaginava? - e, no final de tudo, sou sozinha...
[...]Vocês devem estar achando que eu procurei a solidão. E estão certos – como diria ... “triste constatação” - mas não conseguem sentir o que eu sinto quando o galo canta e o sol nasce, por isso não irão me entender.[...]Sinto-me covarde, porém, sei que a tristeza me matará lenta e dolorosamente. E, no final, minha voz silenciada será ouvida em meus versos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário